RALLY ECOLÓGICO - Atoleiros noturnos marcam prova
22/11/2023 às 14:11
fonte: Oliveira Junior
RALLY ECOLÓGICO
Atoleiros noturnos marcam prova
Por Oliveira Júnior
Editor de Esportes
Poeira, chuva, vaca atropelada e até trator atolado. Teve de tudo na 23 Edição do Rally Ecológico 2023, disputado no último sábado (18) entre Cuiabá e o Lago de Manso, Chapada dos Guimarães. 50 equipes de várias regiões do estado participaram da prova que teve percursos distintos entre as várias categorias. Na 4x4 por exemplo os competidores percorreram 190 quilômetros, largando às 17h na Praça 8 de Abril. Já as duplas da 4x2 rodaram um pouco mais: 260 Km, chegando à Marina do Altayr por volta das 23h. As motos, que largaram às 14h, chegaram na boca da noite.
E os ‘imprevistos’ ocorreram exatamente na reta final do percurso. A planilha indicava “ margear a praia do lago”, no entanto, alguns veículos se aproximaram de mais da areia fofa e molhada e acabaram atolando. No total, seis carros ficaram ‘plantados’ na praia, inclusive a ambulância da equipe médica. Um trator da Marina tentou ajudar, mas também ficou atolado. Um dos veículos – uma Dodge Ram, teve que dormir no atoleiro, para ser resgatado no dia seguinte.
Já um outro piloto da 4x2 atropelou uma vaca na estrada e teve o carro parcialmente danificado. Apesar do susto ele conseguiu terminar a prova e ainda subiu ao pódio. A vaca desapareceu no cerrado.
O percurso
Após largaram na avenida Getúlio Vargas, os competidores seguiram por estradas vicinais da região do Distrito da Guia e Aguaçu, até alcançar a temida ‘Serra da Telemat’, uma subida íngreme, sinuosa e estreita.
Como não choveu no trecho, o temor de maiores dificuldades foi superado pela cautela. Após cinco horas de prova as equipes chegaram ao Manso para a premiação, que aconteceu exatamente a meia noite.
Novidade
Pela primeira vez o Rally Ecológico premiou o campeão geral, dono da melhor pontuação. Com 126 pontos perdidos a dupla Davi Hoffmann Ferreira e Pedro Almeida faturou o troféu da M3 Impressões 3D confeccionado em Curitiba-PR, feito em PLA (material termoplástico biodegradável de origem natural, e de fontes renováveis, como milho e cana de açucar).
Na 4x2 Turismo a dupla campeã foi Gilson Gregório e Lorenzo Gregório, de Cuiabá, com 262 pontos perdidos. A dupla segundo colocada da categoria – Paulo Reolon e Charles Lima, ainda recebeu o Troféu de Honra ao Mérito, por sua participação ininterrupta ao longo de 21 anos do Ecológico e ao apoio da Capemisa-Reolon ao evento.
Na 4x4 Master a dupla campeã formada por Paulo Concli e Cleide Concli, de Sorriso, perdeu apenas 246 pontos.
Nas motos, o piloto Patrick Kawano, de Sorriso, foi o grande campeão, com 992 pp. E na motos geral, Moysés Morgado faturou o tetracampeonato, com 213 pontos.
O empresário Altayr Jorge, da Marina do Altayr, também foi homenageado com o Troféu de Honra ao Mérito.
Ao final o presidente do Sportsmotor Clube de Automobilismo, Luiz Galvan, agradeceu a todos os participantes e parceiros.
“Só temos a agradecer a todos, inclusive aos empresários que doaram as cestas de alimentos, à Prefeitura de Cuiabá, na pessoa do secretário Aluizio Leite e a todos participantes”, disse Galvan, já adiantando que a prova de 2024 voltará a percorrer a cidade de Várzea Grande. “Faremos uma prova nas duas cidades”, concluiu.