Inscrições para Rally Ecológico Cuiabá 300 Anos abre inscrições em duas categorias
03/12/2018 às 09:12
fonte: Oliveira Junior
As inscrições para o Rally Ecológico Cuiabá 300 Anos serão abertas no dia 3 de dezembro. Pilotos e navegadores com veículos em boas condições de disputa off-road podem garantir um lugar neste grid por meio do site www.cronorally.com.br e a expectativa é atrair cerca de 200 veículos entre as categorias: Carros (Máster e Turismo 4x2) e Motos. O certame será realizado no dia 30 de março, com largada na Orla do Porto, em Cuiabá, e chegada na Aldeia Outdoor Sports, no Km 14 da MT 010.
Organizada pelo Cronorally, a prova tem apoio da Prefeitura de Cuiabá, Grupo Canopus/ Toyota, Bridgestone/Sena Pneus e Skivo. Além de unir o esporte, o turismo, o lazer e a aventura, o Rally Ecológico resgata o espírito da conscientização ambiental e ações sociais que beneficiarão cerca de 100 famílias, por meio do plantio de mudas de árvores nativas no Coxipó do Ouro e a arrecadação de cestas básicas, através das inscrições.
O lançamento do Rally Ecológico Cuiabá 300 Anos será no dia 07 de dezembro, às 18h30, na Peixaria Lacerda, na Orla do Porto. Estarão expostos alguns veículos de competição, com a presença de pilotos, navegadores e parceiros do projeto.
“Abriremos oficialmente as comemorações do tricentenário da nossa capital, resgatando esse importante evento esportivo”, disse o Secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Cuiabá, Francisco Vuolo.
E como a inovação e a expertise estão no DNA da competição, o Ecológico 2019 reforça seu compromisso com a preservação sustentável de todo o percurso do enduro. É dentro desta filosofia que a organização realizará o mapeamento da emissão de dióxido de carbono (C02) – o principal responsável pelo efeito estufa.
Para efetivar este trabalho de compensação de carbono – passo importante no fortalecimento dos princípios de atuação do Rally Ecológico –, será calculado o levantamento da queima de combustível (fóssil e gás) liberada durante o dia da disputa (organização, equipe de segurança e de apoio etc), consumo de energia elétrica, produção de resíduos e descarte de material gráfico.
Esta contagem inclui ainda a distância percorrida por todos os inscritos na trilha. A equipe contabilizará os dias de montagem, realização e desmontagem do Rally Ecológico e, após aferir os dados, todos serão inseridos em uma calculadora de carbono equivalente, que converterá em árvores. As mudas (espécies nativas) serão plantadas durante o percurso da prova.
Comparação
Em outros eventos do gênero, o levantamento mostrou que 80% do CO2 vêm dos carros de apoio dos competidores e apenas 18% correspondem aos pilotos nas trilhas. O restante se dividiu entre resíduos sólidos, energia elétrica e gás GLP.