Notícias

Rally Ecológico retorna com força total

03/04/2019 às 17:04
fonte: Isis Moretti

Após dez anos de ausência , o rali de regularidade de cunho socioambiental regressa as trilhas com grid cheio.

O Estado do Mato Grosso volta a ser destaque no calendário de provas do fora-de-estrada brasileiro. Neste último sábado (30), foi realizado o Rally Ecológico 2019 que contou com a participação de 104 veículos e cerca de 400 pessoas. As categorias foram: Carros 4x4 (Máster, Turismo e Expedition) e Motos (Máster, Turismo e Over 40). 

FOTO: CHICO FERREIRA

 

Porém, mais do que voltar às atividades, foi o reconhecimento que o evento – organizado pela Cronorally – recebeu das autoridades públicas. Lembrado, o Rally Ecológico entrou para as festividades de 300 anos de Cuiabá, sendo considerado um evento oficial. “Estamos extremamente orgulhosos. Contra a nossa vontade, em 2009, tivemos de colocar o Rally Ecológico na ‘gaveta’ e, assim, ele ficou por nove anos. Sem dinheiro e incentivo para fazer a prova acontecer, não tivemos outra saída. Porém, no ano passado, fomos convidados pela Prefeitura de Cuiabá para reestabelecer a competição”, contou o diretor geral do certame, Luiz Galvan. “Entretanto, o que nos deixa ainda mais lisonjeados é que, devido ao sucesso da edição de 2019, a Secretaria de Esportes de Cuiabá, já se comprometeu conosco em fazer o Rally Ecológico 2020. É o rali de regularidade mato-grossense que volta a respirar em plenos pulmões”, salientou Galvan. Ainda, nesta segunda-feira (01), o Deputado Federal, Leonardo Albuquerque, comprometeu-se viabilizar junto ao Ministério do Turismo um apoio para que prova permaneça no calendário de Mato Grosso de forma definitiva. 

A disputa

O Rally Ecológico teve início às 8h, com largada do Parque Tia Nair. A temperatura já estava alta e os competidores aquecidos. O evento reuniu homens, mulheres e crianças e, ainda, proporcionou a oportunidade de famílias inteiras viverem um sábado especial, de muita aventura e lazer e, ainda, no melhor da natureza da região. “O que mais chamou a atenção, foi a quantidade de crianças presentes e de todas as idades. Isso mostra que o rali de regularidade não tem restrições... É aberto para qualquer tipo de pessoa, que deseja ter uma experiência diferente e fazer novos amigos”, disse Galvan. A chegada ocorreu por volta das 14h, no Ácqua Park. 

Foram 175 quilômetros de percurso que passaram pelas regiões de Vale do Cuiabá, Coxipó do Ouro, Manso, Aguaçu, Machado, Fazenda Cavalo Branco e o Distrito de Nossa Senhora da Guia. Pelo caminho, diversos tipos de obstáculos naturais, tais como pedras, cascalhos, lombadas, travessias de riachos, subidas e descidas íngremes em trechos de serra. 

Logo no início da disputa, um neutro de cinco minutos para os competidores realizarem o plantio de mudas de árvores. “Esta é a principal motivação do Rally Ecológico: alimentar e preservar a natureza. Foram plantadas 300 mudas de ipê, jacarandá, cajueiro, mangueira, tamarindo, acerola, limão e goiaba, em Coxipó do Ouro. Porém, antes e depois do evento, muito mais foi feito e, no total, 1.650 mudas de árvores foram fincadas”, contou Abel Nascimento, ambientalista, parceiro da ação com a Secretaria de Serviços Urbanos. 

E mais, para fomentar a leitura foram doados 5 mil livros infantis, sob coordenação da professora Edvair Alves. “É preciso incentivar a leitura e levar o conhecimento, entretenimento, cultura e lazer com atividades voltadas às crianças, jovens e adultos da Escola Municipal Nossa Senhora Penha de França. Foram dois dias de atividades e cada kit teve cinco exemplares de livros”, explicou a professora. 

Os vencedores

Com os resultados apurados dos participantes, o Rally Ecológico apresentou uma disputa bastante apertada, mas, principalmente, com pontuações que mostram a precisão de pilotos e navegadores. “Os off-roaders perderam poucos pontos, o que demonstrou que eles foram bem regulares, mantendo as médias de velocidade exigidas e cumprindo fielmente o tempo de prova. Estou bem orgulhoso deste grid, que provou que tem futuro. Incentivo a todos os competidores a prosseguirem no rali de regularidade”, disse o diretor de prova, Haroldo Pires Martins. 

Na categoria Moto Turismo, o vencedor foi José Rafael Cardoso. Em segundo lugar ficou Julio André Piran, seguido por Thessio Dall Pizzolo. 

Entre os off-roaders da categoria Moto Máster, o piloto Rogério Toledo Filho foi o mais regular. Na sequência vieram Douglas Braz e Leonardo Dal Poz, na segunda e terceira posições. 

Pela categoria Moto Over 40, o campeão foi Ildemar Francisco Beal, o folclórico Sting, que competiu apenas 25 dias após sofrer uma fratura na perna direita. Moyses Arntes Morgado ficou em segundo, e Manoel Augusto Stahl Schmidt, em terceiro. 

Nos Carros 4x4, pela categoria Máster, a dupla Olair Fagundes e Lourival Roldan, ficaram em primeiro lugar. Eles foram seguidos por Paulo Boscolo e Alexandre Carvalho da Silva, e Dalmi Júnior e Lucas Defanti, em segundo e terceiro lugares, respectivamente. 

A dupla Helder Leite e Michelle Joyce foi a melhor na categoria Carros 4x2 Turismo. Na segunda colocação ficaram Gilberto João Sandrin e Giovane Mariano Sandrin, e Osmar Lopes de Almeida Júnior e Luca Borela Almeida. 

E por fim, na categoria carro Expedition, vitória de Rafael Olair Fagundes e João Vitor Fagundes. Em segundo lugar ficaram André Fernadno Pedr’Angelo e Marcia Pedr’Angelo, com André Gadelha e Gustavo Nascimento da Silva, na terceira posição. 

O resultado completo você acompanha em: http://www.cronorally.com.br/

Um projeto que vale a pena

Em 2002, o Rally Ecológico plantou 1.000 mudas de caju na localidade ribeirinha de Três Pedras, no município de Acorizal (MT). Dezessete anos depois, as árvores cresceram, dão frutos e são fonte de cultura de subsistência aos moradores da região. 

 

O Rally Ecológico Cuiabá 300 Anos é uma realização da Prefeitura Municipal de Cuiabá, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e Cronorally, com apoio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Saúde, Serviços Urbanos, Semob, Batalhão de Polícia Ambiental, Juvam, e patrocínio de Toyota Via Láctea, Orion Veículos, Sena Pneus, Bridgestone, CDL, Sindipetróleo, Fórmula Lubrificantes, Postos Morada Lojas Tonon, Capemisa Corretora de Seguros, Elitte Comunicação, Skivo Equipamentos, Moto Raça Cuiabana, Ácqua Park Cuiabá, D’ Rent a Car, Univag e Energisa

 

Fonte: Isis Moretti / Autor: Assessoria de Imprensa

 

» RALLY ECOLÓGICO - Atoleiros noturnos marcam prova

» Programação Rally Ecológico 2023

» Rally Ecológico define beneficiados com cestas básicas

» Rally Ecológico comemora dia da Árvore

» Dia 01Set2023 Abre as inscrições Rally Ecologico 2023

» Pit-Stop com Juvam distribuirá mudas de árvores nativas

» Kits serão entregues após curso dia 18Nov2022

» Prazo para a inscrição promocional do Ecológico se encerra dia 18/10/2022

» Retirada de Kits Rally Ecológico 2022

» Lançamento da Edição Histórica de 20 Anos do Rally Ecológico.

» Lançamento oficial Rally Ecológico 2022

» Chegada do Rally Ecológico 2022 será no Pantanal Mato Grosso Hotel

» Rally Ecológico 20 anos

» Curso abre programação na semana da largada

» Em contagem regressiva, Rally tem ‘Hot Day’

» Entrega dos Kits Rally Ecológico 2021

» Inscrição do Rally Ecológico 2021 será aberta dia 01/09/2021

» 1º Curso de Pilotagem e Navegação Off-Road de Mato Grosso - o ‘Meeting 4x4/2021’.

» Aula de Navegação do Rally Ecológico dia 03Dez2020

» Cronograma do Rally Ecológico 2020

» Rally Ecológico marcará o retorno das competições off-road no Mato Grosso

» Rally Ecológico terá curso do diretor da prova no auditório do Grupo Gazeta

» Live Rally Ecológico

» Comunicado Rally Ecológico

» 05/12/2020 é a nova data do Rally Ecológico

» Rally Ecológico Adiado (por orientação da CBA)

» Pilotos devem se cadastrar na Federação

» Rally Ecológico divulga programação oficial para a edição de 2020

» Iniciado levantamento Ecológico Cuiabá 2020

» Rally Ecológico Cuiabá 2020

» Programação dos Preparativos do 4º Rally da APAE 2019

» 6º Pantanal Kids Amigos do Jeep (Trilha beneficiente)

» 12º Rally Ecológico Cuiabá/2020 Abre comemorações do 301º aniversário

» 6º Pantanal Kids Amigos do Jeep

» Enduro de Alta Floresta

» Rally Ecológico retorna com força total

» Rally Ecológico integra as comemorações dos 300 Anos de Cuiabá

» Regulamento Rally Ecológico Cuiabá 300 anos

» Inscrições Rally Ecológico

» Atração no Rally Ecológico

» Formulário CBA (Cadastro de Pilotos)

» Simulação Rally Ecológico Cuiabá 300 anos

» Ecológico terá cursos de navegação

» Comunicado FAEMT

» Iniciado Levantamento Rally Ecológico Cuiabá 300 anos

» Chegada do Rally Ecológico Cuiabá 300 anos

» Inscrições para Rally Ecológico Cuiabá 300 Anos abre inscrições em duas categorias

» Rally Ecológico Cuiabá 300 anos

» Rally Ecológico Cuiabá 300 anos

» App CronoRally Apuração

» Sertões 2018

» 2ª Trilha das Águas 2018

» Aplicativo de Navegação CronoRally

» 5º Rally Agrológica 2018

» 2º Enduro PAP Rações

» CronoRally lança Aplicativo de Navegação

» 2ª ETAPA GPS HARD ENDURO

» 5º Rally Charrua

» Enduro FIM Leões do Brejo

» 2ª ETAPA GPS HARD ENDURO

» 2º Enduro do Ouro

» 8º Enduro dos Pirambeiras

» 2ª ENCONTRO DE TRILHEIROS KAVUCA TRILHA

» 4º Rally Rural Brasil

» PIOCERÁ 2017– 30 ANOS – FIQUE POR DENTRO

» Enduros previstos para Mato Grosso 2017 - Alguns com datas definidas

» Pilotos se preparam para a FINAL em SORRISO!

» Enduro dos Leões 2016

» ENDURO DE LUCAS DO RIO VERDE

» Após o sucesso do Enduro Pirambeiras

» Abertura da COPA NORTE é em SINOP

» Vem aí o Enduro Pirambeiras

» Após Campo Verde, pilotos se preparam para Cuiabá.

» 6º Enduro dos Leões - 06/06 - Primavera do Lesta

» Enduro de Cuiabá marca a abertura da temporada 2015!

» 4ª Expedição Pantanal Kids (Edição 2014)

» 4ª Expedição Pantanal Kids 2014

» Enduro da Soja 2014 bate recorde de pilotos no campeonato estadual.

» Enduro de Cuiabá será realizado nesse sábado 05/04!

» 4º Enduro Pirambeiras

» 15ª Expedição Pantanal - Edição 2014 (Preparativos Finais)

» 15ª Expedição Pantanal

» 3ª Expedição Pantanal Kids

» 3º Enduro da Tucandira

» Comunicado Oficial FMMT

» Expedição Pantanal 2012/2013